domingo, 30 de outubro de 2011

Livro: Gênesis

Livro: Gênesis - O que Realmente significa ser humano?
Autor: Bernard Beckett
Editora: Intrínseca
Páginas: 172


Sinopse: Em uma terra devastada nasce uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, seus abitantes vivem em absoluto isolamento - aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolho romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Ele muda para sempre o curso da História.






----

Anaximandra, ou simplesmente Anax, uma jovem de 14 anos, está em uma sala mal iluminada, na frente de 3 examinadores e terá de responder uma série de perguntas sobre o assunto que ela escolheu, ela terá que passar por essa prova, que tem quatro horas de duração,  para ser admitida na Academia - A Academia é a instituição de elite que governa a sociedade utópica. O assunto de sua pesquisa? A vida e a época de Adam Forder. O homem que mudou para sempre o curso da história.

----

Na ocasião em que a terra foi invadida pela guerra e pela peste - cerca do ano 2032/2053 - surgi um a nova sociedade, na verdade uma uma ilha chamada de republica, situada no meio do nada e cercada por uma enorme cerca; todos que viviam lá, viviam em isolamento total, aviões que se aproximavam eram derrubados sem nenhuma tentativa de contato e todos que tentavam se aproximar eram abatidos. Pois, eles tinham medo que se alguém trouxesse consigo a peste da qual eles haviam fugido.

A republica foi fundada por Platão, que sabendo da situação socioeconômica das potencias mundiais,  transferiu seu dinheiro para um grupo de ilhas, conhecido como Aotearoa. A medida que a situação internacional piorava não foi difícil convencer as pessoas que precisavam de mais segurança, e quando a primeira peste começou a se alastrar, em cerca de 2052, a republica já estava completamente isolada do resto do mundo.  A republica funcionava de uma forma interessante; a republica identificou o que passou a chamar de 'as cinco grandes ameaças à ordem' que eram meio que um tipo de constituição a qual as pessoas deviam respeitar.
As pessoas eram separadas em quatro classes de acordo com seus genomas: trabalhadores, soldados, técnicos e filósofos. E as crianças eram separadas dos seus pais ao nascer, e assim, nunca sabiam sua origem biológica, e quando completavam um ano de vida eram submetidas a vários testes para que sua classe fosse designada.

E é nessa republica, em meio a toda essa ordem, que nasce Adam Forder, desde de cedo, percebia-se que não era como os demais. E realmente ele não era, pois seus atos mudaram o curso daquela sociedade utópica.
Adam foi designado para a classe dos filósofos, mas acabou indo para a classe dos soldados. 
Certo dia enquanto vigiava junto com seu colega de vigilância, Joseph, algo se aproximou da torre, e seguindo as regras, independente do que fosse deveria ser abatido. Mas Adam ousou olhar para o monitor e ver o que/quem era, ele se deparou com uma garota com olhos assustados sem ter ideia do que estava havendo. E naquele momento, Adam tomou a decisão que mudou o curso de toda a história.

Adam foi julgado e preso. Sua condenação foi passar a conviver com o androide Art - Art foi criado pelo filosofo William, que depois de uma experiencia mal sucedida, resolve tentar novamente; Art era um androide com face de orangotango, e corpo mecânico.
O tempo na prisão se resume a diálogos inteligentes, e até mesmo insultantes,  entre Adam e Art, pois Adam não aceita a condição de Art ser um androide e muitas vezes demonstrar consciência. Depois de um tempo os dois decidem tentar fugir da prisão em busca de liberdade. E aí a verdade vem a tona.

----

Toda essa história, não acontece em tempo real no livro. É, ora uma narração de Anaximandra, ora a projeção de hologramas que foram feitos para sua entrevista.
Porém, Anax está prestes a descobri que sua pesquisa não está totalmente completa, não por erro dela, pois teve o minucioso cuidado de preparar até os mínimos detalhes, mas porque nem tudo consta nos registros históricos, aos quais todos tem acesso. A Academia esconde um segredo, que muda o rumo de tudo.
Inquietante e de uma ingenuidade encantadora, Gênesis conduz a um futuro que antigas - e eternas - questões filosóficas se chocam com o avanço tecnológico - quando o significado de ser humano, de ter consciência e de ter alma tornam-se as questões centrais.
---- 

Ficção Cientifica e Filosofia pura! Com um final surpreendente.
Quando comprei esse livro, e devo confessar aqui que comprei pela capa, li a sinopse sim. Mas o livro se tornou bem diferente do que eu esperava. Eu esperava mais da Vida do Adam, e da vida dele na Republica depois de salvar a garota - Eve. Eu queria acompanhar o julgamento dele, e tudo que ele pensava enquanto estava vivo, vamos dizer, mais de perto. A Narração da Anax e do próprio autor, já que o livro é narrado em terceira pessoa, são muito boas e convincentes, mas eu fiquei com uma curiosidade absurda com relação ao Adam que não foi suprida no livro. Pois no livro ele é um objeto de estudo, muito importante, mas mesmo assim, apenas um objeto de estudo.

Se eu fosse o autor escreveria um livro de acompanhamento deste, falando mais da vida do Adam, e falando mais da Republica, que parece ser utopicamente fascinante.

O livro em suas 172 páginas é incrivelmente intrigante. Uma obra incrível de ficção que nos faz pensar até onde iremos parar com tantas guerras, e até onde chegará o avanço da tecnologia.

Se você tiver a oportunidade de ler este livro, não a deixe passar.

6 comentários:

  1. Ah não, eu não gostei
    Não da resenha, pois dessa eu gostei
    Mas esse livro não combina muito comigo

    Beijos

    Angela Graziela - Pocket Libro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?

    Gostei muito de sua resenha, o livro parece bem legal. Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Oi :)
    Olha, tua resenha ficou MUITO boa, mas o livro não chamou minha atenção.
    Mas, quem sabe, eu não de uma chance a ele.

    Beijo,
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  4. Nossa, já faz um tempo que estou encantada com esse tipo de leitura. Sua resenha ficou maravilhosa, estou morrendo de vontade de ler! Só não gosto muito de filosofia, será que isso atrapalha?

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. oooi,
    eu to doida pra comprar este livro. Já vi a sinopse e é incrivel, agora mesmo eu preciso compra-lo hahaha
    beeijos, incrivel

    ResponderExcluir
  6. Bem, eu não gosto muito desse tipo de livro. :(
    Besos <3

    ResponderExcluir