terça-feira, 29 de maio de 2012

Livro: Um Dia

Livro: Um dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Páginas: 416


Sinopse:  Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Um dia é um livro diferente. No decorrer dos capítulos, no decorrer de todos os dias lidos, você percebe que ele faz jus a todos os comentários que estão na capa e no interior do livro.

Em Um dia conhecemos a estória de Emma Morley e Dexter Mayhew, que se conhecerem na festa de formatura na faculdade no ano de 1988. No dia seguinte a noite que se conheceram, cada um deverá tomar um rumo na vida, porém, o que eles não esperavam até então, é que aquele dia os ligará durante todos os outros dias de suas vidas.

Emma é uma garota normal, estudiosa, esforçada, engraçada, idealista, entre tantas outras qualidades. De forma resumida a Emma é uma garota incrível. Porém, ela não se vê bem desta forma, e quando a faculdade acaba ela acaba indo trabalhar em uma lanchonete, esquecendo por hora, os planos que tinha para o futuro. Dexter é totalmente o oposto de Emma, de forma resumida ele é um idiota mimado, egoísta, que pensa que o mundo gira em torno de si. Depois da faculdade Dexter, da mesma forma que Emma, segue em frente com a vida, sem ter ideia do que os próximos anos trará de novo para ele.

Aquela noite após a formatura, mudou o rumo da vida de Dex e Em, pois, por mais longe que eles consigam chegar um do outro, todo 15 de julho, no decorrer de 20 anos, eles são atraídos novamente um para o outro, nem que seja apenas por lembranças, ou o simples pensar de que naquele dia, naquela hora, um deveria estar ao lado do outro.

Em Um dia acompanhamos os vinte anos que se seguem na vida de Em e Dex, sempre no dia 15 de julho. Os altos e baixos, as idas e vindas da vida de dois amigos. Que ora estão de bem, ora nem tão bem assim. Mas seguem a vida sempre se lembrando um do outro, e sempre que podem, até quando não lhes é favorável, estão juntos. E quando não podem, sentem o vazio que só pode ser preenchido pela presença de alguém, que ás vezes é óbvio, mas insistem em fingir não saber quem faz falta.

Um dia tem uma narrativa que flui maravilhosamente bem, o Nicholls foi incrível na maneira de descrever cada dia, no decorrer de vinte anos, e consegui fazer isso colocando detalhes do que ocorreu entre esse período. Sinceramente, ele foi incrível.

A estória é bonita, engraçada e ao mesmo tempo profunda e  tocante,  ás vezes chega a ser tão real que dói. A maneira como as coisas acontecem, te fazem tocer para acontecer tudo ao contrário, em outras vezes é até previsível, porém você consegue se surpreender até com o previsível em alguns pontos.

Os questionamentos que se passam na mente de Em e Dex após concluirem a faculdade, é o questionamento de todos; algumas pessoas podem até negar, mas depois que algo em nossa vida é concluído, é normal vir á mente a pergunta "E agora?", e tudo isso é tão bem explorado no livro, que nos identificamos fácilmente no decorrer da narração.

Mas de toda forma, e mesmo com tantas coisas a se falar da obra do Nicholls, Um dia é sobretudo um livro para provar que um dia não é apenas um dia. Cada dia é único, e por mais qua as vezes alguns inssistam em passar despercebidos sempre temos, ou algum dia teremos, o nosso 15 de julho aquele dia para o qual olharemos e diremos: foi especial.
Alguns dias são normais, outros são extraordinários. Algumas vezes cabe a nós, como personagens principais dos nossos dias, determinar se eles serão uma coisa ou outra.

“Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da Confiança. Ou isso ou uma vela perfumada.”

“Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.” 
Charles Dickens, Grandes esperanças.

9 comentários:

  1. Eu estou louca para ler esse livro, eu quase comprei essa semana, mas no fim tive que tirar do carrinho, mais foi por bira que não queria uma capa que não fosse a do filme, haha, adorei a sua resenha, fiquei com mais vontade do que eu já tenho de ler.

    beijos, Lu

    PS.: Desculpa não estar aparecendo por aqui, mas só agora que a minha faculdade entrou em greve as coisas estão mais calmas D:

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de romance, mas esse livro sempre me chamou atenção, mas essa é a primeira resenha que leio dele. Gostei de saber sua opinião e fiquei mais animado ao saber que o livro é muito tocante, profunda e engraçada, gosto de livros assim.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ooi *-* Eu gostei muito do livro, assim como você, e também acho que o livro chega a doer, de verdade, por ser muito intenso, e por isso não gostei taaaanto assim, mas é um dos meus romances favoritos :)

    Fernando

    http://nerdliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ouvi falar mal de "Um dia", mas isso não apagou a minha vontade de ler! Achei o contexto do livro muito lindo e por isso ainda quero ler. Adorei a mensagem do final da sua resenha "um dia, não é apenas um dia" Despertou muito a minha vontade :)

    Mi - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  5. OI Káh,

    Linda sua resenha, acredita que aind anão li esse livro?
    Quero muito, mas ainda não comprei e não peguei com ninguem,..

    Mas sua resenha ficou muito boa, fiquei doida para ler!!

    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adoreeei a resenha! Acredita que eu fico namorando o livro NA MINHA PRÓPRIA ESTANTE e sempre passo outros na frente? É doideira, mas é porque eu quero ler tantos livros! Linda resenha, tocante e super fofa. Acho que vou passar um livro na frente da fila ;P

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  7. ah!! Eu quero também é ver o filme que foi baseado nesse livro.
    Seguindo o blog!!!
    Convido-a para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com.br
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Hey, Kariny. Adorei a sua resenha *O* Esse livro é muito bom. Me marcou rs. Fiz a resenha também e dei 5 estrelinhas rs. Adorei os quotes no final <333333 Toda vez que falo desse livro eu me emociono haha Já viu o filme? Ah, viu que tem outro livro do Nicholls que vai lançar ainda esse mês? Beijão http://doceescrita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já tenho esse livro aqui na minha estante, mas preciso acher tempo e um pouco mais de vontade para lê-lo.
    Quando eu comprei, comprei pela capa e não pela história. Não adianta eu ver um monte de resenhas suuper positivas como a sua, ele sempre está entre os últimos da fila.
    Mas o enredo é bem diferente, né?!

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir