sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Livro: Os Primeiros Dias

Livro: Os Primeiros Dias (Vampiros em Nova York #1)
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera
Páginas: 334

Sinopse: Após passar uma noite com uma misteriosa mulher, Cal Thompson é infectado por um parasita. Mas ele se torna apenas um portador do vírus. Ganha visão noturna, olfato aguçado, força e agilidade, mas fica livre de se tornar um peep completo - criatura terrível mais conhecida como vampiro.






----

Scott Westerfeld é biologicamente um gênio. Se me restava alguma dúvida sobre o talento do Scott (e acredite, não restava nenhuma) ela foi dissipada com este livro.

Cal Thompson é um adolescente de 19 anos que se mudou do Texas para Nova York para cursar faculdade de Biologia, em alguma das suas primeiras noites em Nova York decide ir conhecer a cidade e acaba em um bar estranho conversando com uma estranha garota.
Bom, depois dessa 'conversa' a vida de Cal nunca mais foi a mesma, agora ele não é mais um adolescente normal, ele é um parasita positivo, ou simplesmente um peep - como alguns preferem ser chamados.

Peeps são um tipo de vampiro; mas esse não é bem o nome mais apropriado. Vampiros Biológicos? Talvez. Mas há uma explicação para todos os mitos sobre vampiros que todos conhecem, e bem, tudo é culpa de um parasita. Peep é uma abreviação para parasita positivo; o parasita é responsável por passar o vírus de pessoa para pessoa, tipo uma dst. Logo, o vírus traz algumas características um tanto 'vampirescas', mas todas biologicamente explicadas e de uma maneira muito simples e fácil de entender.

Cal é portador do parasita, mas não desenvolve todos os seus sintomas negativos. O parasita dele é um mais comportado, acho que o mais comportado que um parasita pode ser. Cal trabalha para a Patrulha Noturna - um tipo de entidade para caçar os novos peeps que geralmente não são tão controlados. O livro tem início com uma breve busca a algumas de suas ex-namoradas, já que tecnicamente foi ele que passou o vírus para elas, ele procura uma a uma para tentar lhes oferecer tratamento, ou pelo menos fazer com que elas parem de atacar pessoas.
Mas o objetivo principal de Cal é saber quem foi que lhe passou o vírus, tudo o que ele lembra dela é seu nome: Morgan. Sem sobre-nome, sem nada, Cal só sabe o primeiro nome da garota que mudou sua vida e depois desapareceu. Ele quer descobrir quem ela é, então passa a procurá-la, nesta procura acha seu antigo antigo apartamento, porém ela não está lá, ao invés disso ele acabada se deparando com outro caso, um tanto secreto e passa a investigar mais minuciosamente. Daí começa o mistério e um pouco de ação, o que ele descobre é um tanto inesperado, mas como eles descobre aos poucos no decorrer do livro, não é tão chocante, mas é bem interessante, e a maneira como ele descobre faz você ficar tipo: 'woow!'
Bom, no meio de tudo isso ele conhece a Lace, e aí você já sabe desde da primeira vez que ela aparece que eles serão um casal. A Lace é uma personagem cativante, inteligente e tem aquele humor irônico que faz toda a diferença do livro, em algumas partes eu não consegui segurar o riso.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo Cal. Isso ajuda muito nos capítulos biológicos sobre parasitas, e ajuda também quando ele começa a descrever alguns sintomas da doença, pois é usada uma linguagem coloquial e não formal, assim você passa a conhecer a biologia de uma maneira legal, que nem parece que é a mesma biologia dos livros do colégio.
----
Eu não gosto muito de vampiros (a verdade é que toda essa moda me cansou), mas eu amei esse livro, algumas vezes até da pra esquecer que é uma estória sobre vampiros pelo modo como eles são colocados. Totalmente diferente de tudo que você já leu sobre os sanguessugas. Vampiros modernos na cidade de Nova York, ratos que seguem fielmente os peeps e um gato estranho

Outras capas:

20 comentários:

  1. Não conhecia esse livro.Mas agora fiquei curiosa!
    Adoro vampiros e como nesse livro eles são bem diferentes quero saber como eles agem.
    Gostei da dica e parabéns pela resenha.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro! Mas poxa, mais um livro sobre vampiros?
    Ta bom, ta bom... vamos lá. Quem sabe eu dou uma chance.
    A resenha está ótima e me deixou curiosa para ler, apesar de ser sobre um assunto que eu não aguento mais! AUHSAHSUA

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do Scott o.O
    Não gosto muito de livros com vampiros, mas esse eu tenho vontade de ler. Sempre vejo falarem bem do autor, e você disse que é diferentes das outras histórias de vampiros, acho que vale a pena dar uma chance.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Que livro legal, bem diferente do que eu sou acostumada a ver do Scott.
    E a capa nacional é bem bonita, e a original tbém é linda, gostei muito das duas.

    Beijos :*
    Lindo seu blog, já estou seguindo.

    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá kah!
    Eu não conhecia nem o autor e muito menos a obra
    Essa é a primeira vez que vejo
    E logo pensei, outro livro de vampiro OO'
    Mas logo vi que pode ser interessante essa explicação cientifica

    Beijos

    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, apenas o autor. Gostei da resenha e da dica, o livro parece ser bem interessante
    Estou seguindo ;)
    Beijão!!

    nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. realmente, Westerfeld bem que poderia pegar todos os modismos literários e transformá-los em ficções anti-utópicas como essa, com uma trama bem elaborada e autêntica.
    Ainda não li esse livro, mas acabei de adicioná-lo às minhas aspirações xD

    grande abraço!

    @Pedro_Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, primeira vez que visito seu blog, achei ele muito legal. A resenha ficou ótima, foi muito legal conhecer um livro da Galera que ainda não tinha conhecimento, agora me interessei por esse livro.

    Um grande abraço
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Realmente tá cansativo tantos vampiros, mas ainda há escritores com diferencial (acho que é o caso desse). Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei com vontade ler.

    Bjs
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eita, não conhecia esse livro oO É lançamento?
    Enfim, até hoje só li 1 livro do Scott, que foi Feios e não me empolguei muito. Mas como sou louca por literatura de vampiros, vou procurar saber mais!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha ! Ainda não conhecia esse livro do Scott e_e , mas fiquei super curiosa para ler :3 , adoooro um livro sobre vampiros..rsrs'. Só o que eu não gostei muito é que ele fala sobre biologia e_e , eu não gosto de biologia :x rs'.

    Beijão,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  12. OMG, que capas são essas, são lindas *--* Sua resenha está ótima, ainda não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa :D
    Também estou seguindo \o

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. olá.
    Ainda não li esse livro e não tinha lido resenha também.
    Adorei a sua e fiquei curiosa, acredito que vou gostar da história. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Kaah!
    Eu não me canso de histórias de vampiros, porque acho que cada livro traz algo diferente. Pelo que você contou, esse também é bem diferente de tudo que já li.
    Do autor li Feios e gostei bastante, então fiquei interessada no livro!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Eu não conhecia o livro! Que massa! Tenho Feios e Perfeitos, e não consegui ler ainda. =/

    Fiquei bem interessada pela sua resenha... Vai pra lista!

    May
    It Cultura

    ResponderExcluir
  16. Também não tinha ouvido falar desse livro ainda. Mas não é surpresa nenhuma o potencial do Scott como escritor, só ele mesmo para criar coisas tão diferentes com tanta qualidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho esse livro em e-book, na verdade tenho as seqüências também, ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas assim que puder lerei com certeza.
    Beijos, Caah x♥

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia ainda sobre esse livro, apesar de está um pouco abusada de vampiros a leitura parece ser interessante. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  19. Oi Káh,

    Achei muito interessante esse livro, confesso que ainda não conhecia o autor.. vou procurar saber mais...

    Se vc interessar em participar hoje é o últimno dia da promoção do blog..
    Entra lá e veja como participar.

    Bjus

    http://sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Nunca Li nada do Scott mas fiquei curiosa!
    Sempre gosto de histórias sobre vírus que se disseminam kkkk (fiquei assim depois de assistir o filme Invasores com Nicole Kidman conhece?)
    beijo!

    Brendalorrainy
    www.cataventodeideias.com

    ResponderExcluir