terça-feira, 26 de junho de 2012

Filme: Meia-Noite em Paris


Gil (Owen Wilson) é um roteirista de Hollywood que está prestes a se casar com sua noiva Inez (Rachel McAdams). Os pais de Inez vão a Paris a negócios, e o casal decide acompanha-los.  
Gil sempre foi fascinado pelos grandes escritores americanos, e como trabalhar com roteiros não o está fazendo tão feliz ultimamente, apesar de ser uma profissão com boa remuneração, ele quer seguir outro rumo, ele quer ser escritor, um bom, como aqueles a quem ele sempre venerou.

Estar na Cidade da Luz faz com que o desejo de Gil, de mudar o rumo que a sua vida está tomando, se torne cada vez mais forte. 
Seu sonho era poder ter vivido nos anos 20, quando grande parte de seus escritores e artistas favoritos viviam como pessoas normais circulando pelas ruas de Paris. E, incrivelmente, em uma noite caminhando meio bêbado pelas belas ruas de Paris, Gil realiza seu sonho. E quando se da conta do que esta acontecendo, esta cara a cara com F. Scott Fiztgerald um de seus escritores favoritos dos anos 20.

Gil passa a viver seus dias criando expectativas para a noite. Toda noite á meia-noite ele vai para Paris dos anos 20, conversa e convive com F. Scott Fiztgerald, Ernest Hemingway, Pablo Picasso e Salvador Dalí. Durante o dia Gil começa a reescrever partes de seu livro, dedicando seu dia a isso para que a noite ela possa conhecer a Paris que sempre sonhou.

Meia-Noite em Paris é um filme bonito. O cenário é perfeito e consegue tornar tudo incrivelmente mais belo do que já é. A base que o filme tem com todos os escritores/pintores (artistas em geral) é ótima para aprofundar razoavelmente a questão das artes, tornando os diálogos inteligentes sem serem exaustivos.

A fantasia inserida no filme é perfeitamente aceitável, uma vez que o Gil volta para a década de 20 e mesmo assim as coisas continuam seguindo seu rumo no tempo real sem nenhuma alteração drástica, essa mudança temporal totalmente aceitável sem nem mesmo parecer fantasia algumas vezes.

O filme ainda traz um leve romance inserido da melhor forma visivelmente possível. Gil está noivo de Inez, de forma resumida, uma mulher chata. E na década de 20 conhece Adriana, que serviu de inspiração para um famoso quadro de Picasso do mesmo período, bela, romântica e que o compreende, ou tenta compreender, da melhor maneira que pode.

Um filme leve com uma carga cultural equilibrada. É possível sentir os ares de Paris ao nosso redor enquanto assistimos ao longa de Woody Allen. É agradável, sem exageros, simplesmente adorável. Com um ótimo elenco que se enquadra perfeitamente na longa em geral, é quase impossível não se sentir em Paris ao assisti-lo. 


Título Original: Midnight in Paris
Direção/Roteiro: Woody Allen
100 minutos - Comédia/Fantasia/Drama
Elenco: Owen Wilson, Rachel McAdams, Tom Hiddleston, Adrien Brody, Kurt Fuller, Mimi Kennedy.
Avaliação: 3,5 / 5,0

7 comentários:

  1. oie,

    ainda não assisti esse filme, mas leio tanta coisa boa sobre ele que me sinto já ansiosa para conhecer essa bela história. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é simplesmente perfeito. Já assisti ele, e quando terminou, fiquei encantada com Paris. E fiquei com uma super vontade de ir para lá um dia. Foi o primeiro filme do Woody Allen que eu vi *-*

    Doces Sapatos de Veludo

    ResponderExcluir
  3. OI Káh, ainda não assisti esse, parece bem suave pela sua resenha.

    Bom para assistir em uma noitezinha bem acomodada em casa né?! rsrs

    Gosto de um romance bem feito e o elenco desse filme é composto por atores que gosto muito, vou colocar na listinha de futuros.. rsrs
    Abraços e valeu pela dica
    Gabi

    ResponderExcluir
  4. Ah, fiquei com vontade de assistir esse filme!
    Vou ver se aproveito que estou de férias e assisto, colocar os filmes em dia! rs

    Beijos
    Ellen Bueno

    http://thebooksarecalling.com

    ResponderExcluir
  5. Quero muito assistir esse filme, sinceramente não sei porque ainda não assisti.
    Leio todo mundo falando muito bem dele, mas ainda não tive a oportunidade!
    Ka tem um selinho pra você no meu blog, espero que goste.

    Beijos,
    http://vendesecadeiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ei Kah, fazia um tempo que não passava por aqui. Nunca vi esse filme, e apesar de ouvir e ler vários comentários, nunca me interessei em ir atrás para ver sobre o que ele se tratava. Perda de tempo, pelo visto, preciso assistir urgente!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oii, nossa eu adoro esse filme. É encantador como ele mostra essa época e conta a história de um modo diferente.
    Adoreei :D

    ResponderExcluir