- Livro um de uma trilogia de cinco -
Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
Páginas: 156
Sinopse: Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.
Arthur Dent - nosso anti-herói - acorda em um dia que devia ser normal, mas quando menos espera está deitado na frente de um trator amarelo que está prestes a destruir sua casa. O que ele não sabia era que dali a alguns minutos sua casa não serviria mais para nada, porque com ou sem trator em pouco tempo ela não existiria mais, nada na terra existiria mais, nem a terra existiria mais.
Mas, graças a seu amigo Ford Prefect, seu amigo e ator desempregado que na verdade é um ET que veio para terra para fazer uma pesquisa de campo do Guia do Mochileiro das Galáxias - um tipo de livro que serve como guia intergalático -, e acabou passando mais tempo do que devia, e que escolheu esse nome porque achava que era um nome normal aqui na terra, e que já sabia que a terra seria destruída naquele dia, Arthur consegue, junto com o Ford, pegar uma carona em uma das naves nos últimos segundos e escapar da destruição da terra. Graças a o Guia do Mochileiro (nem pense em sair da terra sem ele, caso a terra seja destruída em um dia desses qualquer, sabe?) aparentemente, ele sabe exatamente o que fazer, ou não.
A partir daí começa uma aventura pela galáxia, lugares inimagináveis, situações que Arthur não poderia nem imaginar antes, agora estão diante de seus olhos.
Em determinado momento, Ford e Arthur pegam carona (é, outra carona) na nave de Zaphod Beeblebrox, um sujeito de duas cabeça, primo distante do Ford, também é o atual presidente da galáxia, e atualmente é fugitivo por roubar uma coisa muito, muito importante.
Então, a aventura continua. Arthur, Ford, Zaphod e Trillian - eu sei que não falei dela, mas achei que de certa forma seria spoiler, sabe quem ela é antes da hora, o quê ela é, na verdade. - se deparam com um planeta que muitos nem acreditavam que existia e descobrem coisas muito confusas sobre a terra, sobre os outros planetas, enfim, sobre o universo.
----
É Considerado um clássico da ficção científica.
Esse foi um dos motivos que me motivou (?) a começar a ler a série de Douglas Adams. Sem contar com a minha grande curiosidade em relação a diversas coisas, como o famoso 42, 'Don't Panic', e o dia da toalha. É, eu tinha vários motivos para ler esse livro.
Criei altas expectativas? Criei. E infelizmente elas não foram superadas. Porém, apesar disso, eu gostei do livro; não achei nada de extraordinário, mas acho que ele cumpre sua função na vida, no universo e tudo mais. Penso até em um dia relê-lo.
A narrativa do Adams é sob tudo inteligente, sarcástica, irônica e à sua maneira filosófica. Quem somos, para onde vamos... essas coisas, mas tudo com o humor devido.
O autor consegue te deixar curioso para o que vem a seguir. Apesar de ás vezes ter uma linguagem meio física e intergalática, o que é meio óbvio , é totalmente compreensível, e é quase impossível se perder na estória. Tudo acontece de forma rápida e prática. Você começa a leitura e quando percebe a terra que você conhece hoje já foi destruída.
Enfim, como eu disse antes, eu gostei do livro, ele apenas não superou minhas expectativas; ri muito de diversas coisas, e com certeza lerei os outros livros da série, só acho que não vou criar mais tantas expectativas.
Se você gosta pelo menos um pouco de ficção científica, você realmente precisa ler esse clássico.
Ah querida, sempre vejo as pessoas comentarem e dizerem que é um livro legal, mediano, mas nunca ele chega a ser o que todos esperam... então... fico tão na duvida se tenho vontade de l~e-lo sabe?
ResponderExcluirAdorei a resenha.
bjs
Camila Márcia
@camila_marcia
http://delivroemlivro.blogspot.com/
http://devaneiosfugazes.blogspot.com/
Esse é um livro (ou deveria dizer essa é uma série?) que eu quero e não quero ler. Quero ler por todos esses motivos que você falou, mas tem tanta coisa na minha lista... '-'
ResponderExcluirEu já li esse livro, e pretendo ler os outros. Bom, eu curti, embora tenha demorado para me acostumar a linguagem usada (demorei um tempão para entender o que é improbabilidade infinita). E é um alívio finalmente descobrir o qué é o Dia da Toalha o/
ResponderExcluirAAAAAA eu amo esse livro, ainda preciso terminar de ler todos os livros da série, mas owwn *-* é perfeito gentem! Um pena que ele não superou suas expectativas, acho ele um máximo. E outra... vc sabe que tem um filme da série né
ResponderExcluir? Não veja. É HORRÍVEL! hahaha
www.pausaparaumcafe.com.br