quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Livro: O Trono de Fogo

Livro: O Trono de Fogo 
(As Crônicas dos Kane - Livro 2)
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 398


SinopseOs deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklyn, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico. Para terem alguma chance de derrotar as forças do caos, precisarão da ajuda de Rá, o deus sol. Despertá-lo não será fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Carter e Sadie terão de rodar o mundo em busca das três partes do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, ninguém faz ideia de onde está o deus.
----
Contém Spoilers se você ainda não leu "A Pirâmide Vermelha". (:
Se você não ouviu nossa primeira gravação, então... muito prazer: os deuses do egito estão circulando no mundo moderno; um grupo de magos chamados Casa Da Vida está tentando detê-los; todo mundo me odeia e odeia Sadie; e uma serpente enorme está prestes a engolir o Sol e destruir o mundo.
A vida de Carter e Sadie ainda não anda nada fácil.
Recapitulando os últimos acontecimentos, que mudaram o rumo das suas vidas: Julius,o pai deles morreu, mas bem, ele ainda está vivo (what?) Ele é Osíris. Carter e Sadie descobriram que veem de uma antiga e poderosa linhagem egípcia, Carter é hospedeiro da força, do poder e do próprio deus Hórus, e Sadie e hospedeira de Íris.
Porém, desde de a batalha na Pirâmide Vermelha, eles estão 'por conta própria', pois os deuses já não estão mais em suas mentes. Na verdade, após a batalha da Pirâmide Vermelha muita coisa mudou.
Os deuses do Egito Antigo foram libertados, Set não é mais o Inimigo número 1, Apófis, a serpente do caos, é.
O Caos é impaciente. É aleatório. E acima de tudo, é egoísta. Ele destrói simplesmente em função de mudança, alimentando-se de si mesmo numa fome constante. Mas o caos também pode ser atraente. Ele o seduz para que acredite que nada mais importa, exceto o que você quer.
O Trono de fogo começa com Os Kane invadindo o Museu o Brooklyn. Eles estão seguindo pistas para reunir o livro de - deus do sol. Rá é o único que pode derrotar Apófis, pois ele já fez isso antes. Logo, o objetivo de Carter e Sadie é juntar as partes do livro de Rá - que são três - e invocar o deus. Porém, eles não fazem a mínima ideia de onde estão as outras duas partes do livro, mas precisam descobri o mais rápido possível, antes do equinócio. 
Desta vez os Kane contam com a ajuda daqueles que responderam ao chamado deles após o incidente com a Pirâmide Vermelha, e se tornaram seus aprendizes na Casa da Vida do Brooklyn. Contam principalmente com os recrutas Walt e Jaz.
Sadie tem uma queda por Walt, um garoto legal, mas um tento misterioso; porém, ela não consegue esquecer Anúbis, o deus da morte.
Carter está totalmente obcecado em encontrar Zia, a verdadeira Zia, mas isso não será tão fácil.
No meio de tudo isso, Os Kane ainda precisam lidar com os deuses que não concordam com o despertar de Rá, e com magos da Casa da Vida, que ainda acham que não é uma boa despertar nem fazer acordo com os deuses. Entre esses magos está Vlad, o Inalador ou Vladimir Menshikov, o terceiro mago mais poderoso do mundo, que vamos ressaltar, não vai muito com a cara dos Kane.
Entretanto, eles podem contar com a ajuda de Bes, o deus dos anões, que é uma figura. E ajuda Carter e Sadie até o fim.
"(...) Nós éramos os Kane, o que significava que tudo daria errado."
"(...) Às vezes é necessário perder uma peça para ganhar o jogo."
Juntando todos esses novos elementos a estória se desenrola divinamente, aventura do começo ao fim. As coisas acontecem de forma rápida, porém detalhadamente. Cada final de capítulo é um trunfo para o capítulo seguinte. A narração segue alternada entre o Carter e a Sadie, porém, dois capítulos Carter, dois Sadie, e assim até o final.
É incrível a forma como Rick Riordan consegue manter a originalidade, e a realidade, sem nos cansar, ou sem uma informação falsa, pois todos os lugares, museus, artefatos, etc. Tudo no livro existe de fato.
O livro é super divertido, é impossível não rir com o Carter e a Sadie.
Uma sequência de tirar o fôlego a cada página vidada. Se você leu A Pirâmide Vermelha, precisa urgentemente começar O Trono de Fogo. E se você ainda não leu... bem, é melhor você começar a ler.

Assim como o primeiro livro, 'O Trono de Fogo' também faz uma pequena referência a Percy Jackson e os Olimpianos.
"Olhei para Manhattan do outro lado do rio. Era uma paisagem linda. Quando Sadie e eu chegamos à mansão pela primeira vez, Amós nos contou que os magos tentavam ficar fora de Manhattan. Ele disse que Manhattan tinha outros problemas - seja lá qual for o significado disso. E ás vezes, quando eu olhava para além do rio, podia jurar que via coisas. Sadie ria disso, mas certa vez pensei ter visto um cavalo voador. Provavelmente eram só as barreiras mágicas da mansão causando ilusões de ótica, mas, mesmo assim, era estranho."
A capa e o título do terceiro e último livro das Crônicas dos Kane já foi divulgadas, em uma tradução livre seria 'A Sombra da Serpente'. 
"Riordan mistura fortes emoções, magia poderosa, e pausas cômicas a sentimentos particulares, como amor, ciúmes e insegurança, o que torna seus jovens heróis absolutamente humanos." - Booklist

12 comentários:

  1. Bom, já que ainda não li A Pirâmide Vermelha, não vou ler a resenha :/
    Mas morro de vontade de ler esse livros do Rick. AMO Percy Jackson e AMO Os Heróis do Olimpo. Já era para eu ter lido The Son of Neptune, mas tá dificil arrumar tempo para ler no computador.
    E as capas dessa série são maravilhosas não? eu adorei a de The Serpent's Shadow. Muuuito linda.
    Preciso ler esses livros logo! Preciso ler muitos outros livros logo, haha.

    Beijoos Kariny!

    ResponderExcluir
  2. Eu não li nada do Rick, tenho o primeiro livro dessa série,e quero ler em breve, assim que ler venho dizer o que achei.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esses livros do Rick, estou com o primeiro de Percy mas sem coragem para ler por causa das continuações, já devo ter comentado que não consigo viver sem as continuações dos livros, mas ouvi falar que todos os livros dele são ótimos, vou anotar mais esse na minha listinha.

    Luana - Lendo ao Luar (:

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sinto dizer mas, assim como a Karina, não irei ler a resenha, por não ter livro A Pirâmide Vermelha ainda. Estou com ele lá em casa, mas ainda não li =/
    O autor tem uma fama de ser muito bom, e estou curiosa para ler algo dele, já que não consegui até agora. As capas também são lindas dessa série.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. esse livro é um arraso de bom.
    Rick criou mais uma vez uma história maravilhosa e cheia de aventura. Estou ansiosa pela continuação. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Kaah!
    Eu não gostei muito de A Pirâmide Vermelha, por isso não devo ler esse livro...
    Mas achei legal que você disse que tem referências a Percy Jackson.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu queria muito ler essa saga, mais até do que Percy Jackson. Sei lá, acho que os mitos egípcios ainda são um tema fresco, não está batido como a mitologia grega xD
    Essa coisa de aventura entre irmãos sempre me chamou a atenção, gosto duma aventura família auheuahe

    Legal essa estratégia de conectar as obras. É como se fosse tudo num mesmo universo, e todos os mitos coexistissem ^^ show de bola!

    ótima resenha! Como sempre, aliás! - ainda quero ler mais resenhas cyberpunk, ok?^^

    Abração, fica na Paz!

    Pedro Almada - Inspirados, O Berço das Grandes Ideias
    @Pedro_Almada
    @InspiradosOBDGI
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ei, estou louquinha para ler esse livro. Apesar de ter achado A pirâmide vermelha um pouco cansativo, não tem como negar que dá pra se divertir bastante com ele. Só que ainda continuo naquela de nada a comprar. Então, vai ficar para o futuro (se meu irmão não convencer minha mãe a comprar ;x Adorei a resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorooooo Kahh!!!
    Otima indicação, quero ler em breve...
    estou montando metas para isso :)
    Espero ser logo!
    Beijos

    memorynina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu aaaaaamo Rick Riordan! Fala sério, o cara é o máximo, vendo as calças E as meias para conseguir um autografo dele. Mas enfim, a parte da minha fixação por ele, eu também gostei mais desse livro do que o primeiro. AMO as referências moderninhas dessa série e as referências a PJ *----*
    Quero muito o terceiro!!
    Ah, a propósito, Rá não é uma figura? Adorei ele xD

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  11. Káh, que resenha mais animada, me contagiou totalmente!!

    Eu comecei a ler Pirâmide Vermelha, mas não terminei, acabei emprestando, mas vou pegá-lo com urgência para ler Trono de Fogo depois, pq está na minha estante já há 2 meses.. rsrs

    Rick é maravilhoso, cada narrativa dele é tão maravilhosa que acabo me surprendendo.

    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Quer inveja. Sério, estou com muita inveja sua... Já li O Trono de Fogo e gostaria MUITO de poder dizer que concordo com você em tudo, que a narração é super rápida e envolvente, que eu ameio o livro e tudo mais. Só que não foi assim! "/
    Eu li A Pirâmide Vermelha a bastante tempo e gostei bastante do livro, achei legal essa coisa da Mitologia Egípcia que é mais nova e muito interessante (e confusa) também. Então veio O Trono de Fogo e eu estava super ansioso para ler o livro... Comprei, comecei a ler E... Não foi! Não entendo o que aconteceu, eu demorei para ler o livro, eu não senti aquele expectativa pela próxima página como nos outros livros do Rick, eu não consegui me animar! Acho que o problema sou eu, inclusive... ahauhauah'
    Mas o livro é bom, não posso dizer que não é! Só não me animei com a leitura. A estória continua interessante e com ótimas sacadas, amo as referencias a Percy Jackson, amei o fato de ter uma personagem brasileira. Zia também, que é uma de minhas personagens favoritas desde Pirâmide... Mas fiquei com a sensação de estar faltando alguma coisa no fim. O BOOM!
    Mas de qualquer forma estou muito ansioso pelo último volume... comprarei assim que for lançado e irei devorá-lo o mais rápido possível e realmente espero que ele me faça me apaixonar pela série novamente! *_*
    Até mais! ;*

    ResponderExcluir