segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Livro: Tão Ontem

Livro: Tão Ontem
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera
Páginas: 316

Sinopse: Você já pensou em quem foi o primeiro a usar a carteira presa por uma corrente ou em quem começou a usar calças grandes demais de propósito? E o primeiro a usar boné virado pra trás? Esses são os inovadores, as pessoas no topo da pirâmide de consumo.
Aos 17 anos, Hunter é um Caçador de Tendências, os segundos na pirâmide. Seu trabalho: identificar o que há de mais novo e bacana para o marcado seguir. Seu modus operandi: apenas observar. Mas a partir do momento que ele conhece Jen, uma Inovadora, ele não consegue ficar sem se envolver. E muito.


Hunter é um Caçador de Tendencias. Ok, agora talvez você pegunte: 'O que raios é um Caçador de Tendências?' Mas tudo bem, ele já está acostumado as pessoas acharem sua profissão estranha, afinal, até ele acha meio estranha algumas vezes. 
Caçador de Tendências é a pessoa que descobre o que vai virar moda, em geral ele trabalha procurando por coisas legais e diferentes que tenham alta possibilidade de ser moda na próxima estação, e encaminham tais descobertas a pessoas influentes que possam fazer a moda de fato acontecer.
Mas, se é assim, alguém precisa criar a moda original, alguém precisar inventar uma coisa legal, meio que sem intenção de que aquilo se torne moda no futuro. É aí que entram os inovadores, que são pessoa que inventam as tendências.

Em uma de suas buscas de rotina, Hunter encontra Jen, uma inovadora. Meio sem intenção os dois começam a conversar e Jen acaba indo parar em uma das reuniões de Caçadores de Tendências junto com Hunter, acaba falando algo que é aceito, mas ao mesmo tempo não aceitam, o que ela pensava que acabaria com o emprego do Hunter acaba abrindo novas oportunidades, mas o inesperado acontece.
Hunter e Jen são convidados para um reunião estranha, porém ao chegar lá não encontram nada a não ser o celular da chefe do Hunter jogado no chão de um galpão abandonado e cercado por diversas caixas do que eles acreditam ser a coisa mais irada que ambos já viram durante toda a vida.

Logo, os dois se encontram em uma busca para descobri onde a chefe do Hunter (Mandy) foi parar, será que ele foi raptada? Será que ela teve uma emergência familiar a precisou largar o celular no meio de um galpão abandonado?
Para descobrir a reposta do paradeiro da Mandy, Jen e Hunter se vêem no meio de uma guerra de consumismo e publicidade que  tem como objetivo desmontar a cultura consumista que vivemos hoje.
----

Tão Ontem é um livro que eu estava louca para ler, para conhecer um trabalho do Scott fora das séries, já que é um livro isolado. Nada sobrenatural, nenhuma ficção cientifica, nada do gênero. Porém, uma crítica social forte ao nosso atual padrão de comportamento consumista.
Neste ponto o livro aborda padrões, porque seguimos tais padrões, como as coisas viram moda, como se originam. E tão criativo o modo como o tema é abordado e se encaixa perfeitamente na sociedade.

A narrativa flui envolvendo o leitor, cada capitulo se desenvolve sem problema algum, a estória leve e rapidamente vai ficando completa aos poucos, e no final é tudo resolvido.
Os personagens principais são reais e legais, não são auto depreciativos, nem emotivos, são adolescentes normais, são confiantes quando precisam ser, tem dúvidas quando precisam ter, e tudo segue o curso natural das coisas.
Eu gostei muito do Hunter e da Jen. O livro é narrado em primeira pessoa pelo Hunter. O que torna tudo tão legal, tão hoje. Com certeza um livro que vale a pena ser lido e entendido.

10 comentários:

  1. Gostei do tema do livro, parece ser bem divertido, vou por na minha lista agora, nunca li nada do autor mas eu acho que esse livro pode ser um bom começo né?

    ResponderExcluir
  2. Eu também morro de vontade de ler esse livro só para conferir um trabalho diferente do Scott. Eu amei Feios pela forma com que ele critica essa nossa obsessão pela aparência, e pelo que eu vi na sua resenha esse é bem o estilo do Scott, criticar e jogar sal na ferida. Doida pra ler!

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Kaah!
    Não sabia que o Scott Westerfeld já tinha escrito livros não sobrenaturais. E esse parece ser bem diferente, nem sabia que essa profissão "caçador de tendências" existia.
    Adorei a capa também, me lembrou das bonequinhas de papel que eu tinha quando era criança.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Scott é um ótimo escritor.
    Confesso que ainda não li esse, mas está na minha lista faz tempo viu?
    '-'
    pretendo ler muito mas muito em breve.
    adorei sua opinião, acredito que irei compactuar com ela pós leitura.
    beijos
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  5. Adorei a história do livro! Confesso que a capa nunca tinha me chamado a atenção, mas depois da sua resenha fiquei só no "quero mais". Entrou para lista dos desejados! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar desse livro! Tenho o "Feios" que ganhei em um sorteio aqui em casa, há anos, e ainda não li porque estou cheia de séries em andamento, e é bom saber de outros livros dele que não sejam séries. Eu adoreeeei a história, fiquei curiosíssima pra ler. Se eu arranjar um tempo, vou procurar pra ler.
    Ah, espero que eles produzam o filme, acho que iria ficar tãão legal! =P
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Tenho Feios, mas nunca peguei pra ler. Não sei porque, eu simplesmente nunca tive aquela vontade latente, sabe? Estranho, mas me interessei mais pela estória de Tão ontem, que de Feios. Achei muito original, é diferente do que estamos acostumados a ler e isso é uma coisa incrivel, né? Por mais que eu tenha achado tudo meio nonsense - o emprego, e o misterio -, fiquei com vontade de comprar. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ei Kariny, mais um livro do Scott que eu não conhecia ;~ Acho que só conhecia a série Feios mesmo ;x
    O livro parece ser bom mesmo, mas já viu o quanto de crítica social o autor coloca nos livros dele, mesmo que seja nas entrelinhas. Percebi isso gritando em feios, e pelo jeito está ainda mais escancarado nessa história.

    Adorei a resenha ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Concordo com vc o Scott é um gênio! Kkkk... das obras dele eu só conheço a série Feios mas foi apenas ler o primeiro livro da série para me apaixonar por sua escrita e sua idéias, fiquei enlouquecida para ler suas outras obras, e esta eu não conhecia, pela sua resenha eu já fiquei necessitada!!!! Preciso ler este livro, sem noção! AMO as críticas que ele faz tão brilhantemente a sociedade...Adorei a resenha e marquei este livro para ler com urgencia!!! Kkkk...Bjo e parabéns pelo blog super lindo! FRAN

    ResponderExcluir
  10. O livro é muito muito bom, quem não leu e está com vontade eu recomendo...
    Eu começei a ler para fazer um trabalho de faculdade e não consegui mais largar até terminar de ler!!

    ResponderExcluir