segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Livro: O Vale do Terror

7 comentários

Livro: Vale do Terror
Autor: Arthur Conan Doyle
Páginas: 184 
Editora: Martin Claret 


SinopseEm cem anos Sherlock Holmes tornou-se um dos três personagens mais famosos da literatura inglesa. Hoje Sherlock é tão popular no mundo inteiro que a palavra é empregada até como um adjetivo, designando alguém que tem habilidade na arte de investigar. Neste livro o leitor encontrará aventura de Sherlock Holmes; um verdadeiro banquete para os amantes da boa literatura de suspense e mistério.

O Vale do Terror tem início com Sherlock recebendo uma mensagem criptografada o avisando que um homem encontra-se em grande perigo de morte. Porém, pouco tempo depois de ele receber este aviso, o detetive MacDonald o procura pedindo ajuda para desvendar um homicídio que ocorreu em Birlstone com o mesmo homem que era mencionado na mesnsagem, logo, o que era apenas um aviso já havia se concretizado.
Sherlock, Watson e o detetive MacDonald se dirigem a Birlstone para tentar compreender o mistério por trás do assassinato de John Douglas. Como sempre Sherlock consegue resolver tudo da maneira menos convencional, ligando fatos que para qualquer pessoa seriam detalhes à parte, ele consegue desvendar o real mistério por trás da morte de John Douglas, concluindo assim a primeira parte do livro.

O Livro é dividido em duas partes: a primeira, 'A tragédia de Birlstone', que são os acontecimentos resumidos anteriormente, onde Sherlock desvenda o mistério do assassinato. E a segunda, 'Os Vingadores', que conta a estória por trás da estória, e explica o porquê da tragédia que ocorreu em Birlstone.

'Os Vingadores' é uma parte muito importante, pois explica as reais implicações que levaram ao caso de Birlstone, uma trama por trás da obra principal para que esta seja melhor compreendida de maneira geral. Os vingadores são um tipo de seita/instituição/irmandade que de certa forma transforma todos os seus participantes em assassinos de aluguel. No começo pode até não parecer, mas tudo se liga ao caso Birlstone e a leitura flui perfeitamente nos encaminhando a seu incrível e inimaginável desfecho.

Em geral, eu gostei de 'O Vale do terror' até por ser um dos poucos romances escritos por Sir Arthur Conan Doyle, que de forma geral escreve muito mais contos que romances; porém, preciso dizer que me surpreendi com o rumo que a trama tomou, assim que comecei a ler não imaginava que seria tão diferente, pois na segunda parte do livro, subtitulado de 'Os Vingadores', Sherlock Holmes simplesmente não aparece, e com certeza o leitor sente falta da sua genialidade. Mas apesar disso, depois de pouco tempo nos acostumamos a falta do Sherlock, e por ora até esquecemos do envolvimento inicial dele. Sherlock só volta no epílogo para concluir o desfecho geral da estória.
Apesar dos pesares, Os Vingadores foi uma estória com um enredo incrível; nas últimas páginas fiquei boquiaberta com o quanto Sir Arthur consegue manipular o leitor de forma que algumas vezes passamos longe de descobrir a verdade final. E concluindo de maneira incrível o caso inicial. Com certeza 'O Vale do Terror' é altamente recomendado para todos os Sherlocked(s) de plantão.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Livro: The Walking Dead - A ascensão do Governador

1 comentários

Livro: The Walking Dead - A ascensão do Governador
Autores: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Editora: Galera
Páginas: 364

SinopseNo universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Eleito pela revista americana Wizard como "Vilão do ano", ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos. Neste romance os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação.

Confesso que não sei exatamente o que eu esperava desse livro. Eu assisto The Walking Dead há um tempo, e até já li algumas (poucas) hq's, conheço algumas dos personagens que ainda não apareceram na série, e sempre tive uma vontade enorme de conhecer o Governador desde que soube que ele foi eleito vilão do ano. Logo, quando a Galera anunciou que lançaria o livro fiquei com um desejo enorme de ler, mas quando comecei a ler, não sabia qual era exatamente a minha expectativa.

Não há como negar que a série de TV The Walking Dead é um grande sucesso. Porém, até o final da segunda temporada, não temos a ilustre presença de seu maior vilão, o Governador, pois o mesmo só aparecerá na série na terceira temporada, que estreará no dia 14 de outubro de 2012, e aqui no Brasil dia 16 de outubro (pela fox). 

Em A ascensão do Governador conhecemos a estória de Phillip Blake, a pequena Penny - sua filha - e seu irmão Brian que, com mais dois amigos tentarão sobreviver a praga que dominou a sua cidade. O livro começa com com o grupo tentando abrir caminho para chegar em Atlanta, onde há um suposto campo de refugiados, mas para isso eles precisam cruzar a cidade e percorrer um longo caminho até Atlanta, enfrentando vários mordedores pela estrada.

Mas nem tudo é o que parece ser, e as coisas não saem bem como planejadas. Novos planos precisam ser feitos, novas dificuldades serem superadas, e mais que tudo eles precisam encontrar um lugar seguro e livre da praga para tentar se estabilizar até tudo voltar ao normal, se é que voltará um dia.

O autor não poupa o leitor de nada. Ele narra as coisas como realmente são, descreve os personagens e suas angustias diante de tudo que acontece com precisão e de forma geral não deixa o livro perder o ritmo, pois quando tudo parece estar indo bem, acontece algo para atrapalhar a vida dos personagens.

O livro não fala de cara quem é o Governador, pois como o próprio título diz, a estória se trata de sua ascensão, a trajetória que o fez ser o homem que é, porque ele faz o que faz, mostra tudo pelo que ele passou até a frieza tomar conta de seu coração e alma. Creio que o autor tentou fazer com que todos apostassem todas as fichas em um personagem, depois fez alguns jogos para que duvidasses, e no final, alguns detalhes surpreende.

Eu gostei bastante do rumo que o enredo tomou. No começo achei um pouco previsível, [spoiler] pois, já que acompanho a série eu sabia o que esperava eles em Atlanta.[/spoiler] Mas logo após isso as coisas voltaram ao normal. Não achei violento ou assustador, mas acho que é porque já estou acostumadas com livros/filmes/séries assim, porém, talvez realmente seja para quem não esteja tão acostumado pelo menos com os hq's ou a série.

De forma resumida, The Walking Dead - A Ascensão do Governador é leitura obrigatória para fãs da série e dos hq's. Porém se você não se encaixa em nenhum dos dois grupos, mas gosta de terror e tensão razoáveis também é um bom livro para você.
"Nenhum homem escolhe o mal por ser mal, mas apenas por confundi-lo com felicidade, que é o que ele busca." - Mary Wollstonecraft