Livro: Vale do Terror
Autor: Arthur Conan Doyle
Páginas: 184
Editora: Martin Claret
Sinopse: Em cem anos Sherlock Holmes tornou-se um dos três personagens mais famosos da literatura inglesa. Hoje Sherlock é tão popular no mundo inteiro que a palavra é empregada até como um adjetivo, designando alguém que tem habilidade na arte de investigar. Neste livro o leitor encontrará aventura de Sherlock Holmes; um verdadeiro banquete para os amantes da boa literatura de suspense e mistério.
O Vale do Terror tem início com Sherlock recebendo uma mensagem criptografada o avisando que um homem encontra-se em grande perigo de morte. Porém, pouco tempo depois de ele receber este aviso, o detetive MacDonald o procura pedindo ajuda para desvendar um homicídio que ocorreu em Birlstone com o mesmo homem que era mencionado na mesnsagem, logo, o que era apenas um aviso já havia se concretizado.
Sherlock, Watson e o detetive MacDonald se dirigem a Birlstone para tentar compreender o mistério por trás do assassinato de John Douglas. Como sempre Sherlock consegue resolver tudo da maneira menos convencional, ligando fatos que para qualquer pessoa seriam detalhes à parte, ele consegue desvendar o real mistério por trás da morte de John Douglas, concluindo assim a primeira parte do livro.
O Livro é dividido em duas partes: a primeira, 'A tragédia de Birlstone', que são os acontecimentos resumidos anteriormente, onde Sherlock desvenda o mistério do assassinato. E a segunda, 'Os Vingadores', que conta a estória por trás da estória, e explica o porquê da tragédia que ocorreu em Birlstone.
'Os Vingadores' é uma parte muito importante, pois explica as reais implicações que levaram ao caso de Birlstone, uma trama por trás da obra principal para que esta seja melhor compreendida de maneira geral. Os vingadores são um tipo de seita/instituição/irmandade que de certa forma transforma todos os seus participantes em assassinos de aluguel. No começo pode até não parecer, mas tudo se liga ao caso Birlstone e a leitura flui perfeitamente nos encaminhando a seu incrível e inimaginável desfecho.
Em geral, eu gostei de 'O Vale do terror' até por ser um dos poucos romances escritos por Sir Arthur Conan Doyle, que de forma geral escreve muito mais contos que romances; porém, preciso dizer que me surpreendi com o rumo que a trama tomou, assim que comecei a ler não imaginava que seria tão diferente, pois na segunda parte do livro, subtitulado de 'Os Vingadores', Sherlock Holmes simplesmente não aparece, e com certeza o leitor sente falta da sua genialidade. Mas apesar disso, depois de pouco tempo nos acostumamos a falta do Sherlock, e por ora até esquecemos do envolvimento inicial dele. Sherlock só volta no epílogo para concluir o desfecho geral da estória.
Apesar dos pesares, Os Vingadores foi uma estória com um enredo incrível; nas últimas páginas fiquei boquiaberta com o quanto Sir Arthur consegue manipular o leitor de forma que algumas vezes passamos longe de descobrir a verdade final. E concluindo de maneira incrível o caso inicial. Com certeza 'O Vale do Terror' é altamente recomendado para todos os Sherlocked(s) de plantão.