sábado, 7 de janeiro de 2012

Livro: Em Chamas (Jogos Vorazes #2)

Livro: Em Chamas (Jogos Vorazes #2)
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 416
Avaliação: 5/5 [ ótimo ]


Sinopse: Contra todas as probabilidades, Katniss Everdeen ganhou o anual Jogos Vorazes com seu companheiro de distrito, Peeta Mellark. Mas foi uma vitória conquistada por provocação a Capital e suas regras severas. Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal, eles ganharam não apenas para si mas também para suas famílias uma vida de segurança e abundância. Mas há rumores de rebelião em outros distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são os rostos da rebelião. A Capital está irritada. A Capital quer vingança.



----

Esta resenha pode conter spoilers se você ainda não leu Jogos Vorazes.

A Capital tomou a sobrevivência de Katniss e de Petta a 74° edição dos violentos Jogos Vorazes como um insulto. O último gesto  de Kaniss para tentar manter ela e Peeta vivos na arena, teve consequências que ela jamais imaginaria. Depois da queda do distrito 13, ninguém jamais havia ousado desafiar a autoridade da Capital novamente; e Katniss acabou fazendo isso, mesmo que involuntariamente.
"Tudo que eu estava fazendo era tentar manter Peeta e eu vivos. Qualquer ato de rebelião foi  puramente acidental. Mas quando o Capitol decreta que apenas um tributo pode viver e você  tem a audácia de desafiá-lo, acho que isso por si só é uma rebelião."
Involuntariamente ela começou a rebelião, e da mesma forma ela se tornou a face da mesma. O Mockingjay presente em seu boche na arena virou a representação de uma revolta por si só.
Os rumores que os outros distritos estão se revoltando estão cada vez mais forte. E Katniss sabe que a coisa ficou mais grave do que ela pensava, quando recebe uma visita inesperada do Presidente Snow, que vai a sua casa apenas para ameaçar a ela e aos que ela ama caso ela se envolva ou faça algo para que as chamas da rebelião se espalhem.


Em meio a todas as ameaças da Capital e Revolta dos distritos, Katniss ainda se vê confusa em relação a seus sentimentos por Peeta e Gale. Manter o 'romance de mentirinha' que iniciou com Peeta durante os Jogos é essencial para que o Presidente Snow acredite que ela não teve a intenção iniciar a revolução. Mas isso não é tão fácil quando ela sabe que o que Peeta sente por ela vai muito além de mentiras. E ainda tem o Gale, que por tanto tempo ela pensou que não passava apenas de uma amigo.


Com as revoltas crescendo o Presidente Snow sabe que só há um meio de impedi-las, e ele tomará as providências necessárias.


Além de tudo isso, este ainda é o ano do Massacre Quaternário, uma edição especial dos Jogos Vorazes que acontecem há cada 25 anos. O máximo que Katniss e Peeta poderiam esperar era serem mentores dos novos tributos do distrito 12. Mas como é uma edição especial o improvável pode acontecer; e o que acontece é que os tributos para os Jogos serão colhidos apenas dos que já venceram os Jogos anteriormente em cada distrito; ou seja, Katniss terá que voltar para a arena, Peeta ainda pode ter opção, mas ele escolhe ir ao seu lado.


Então, foi isso que o Presidente Snow planejou: Katniss e Peeta de volta na arena, junto com todos os outro experientes vencedores das últimas edições dos Jogos. E desta vez ele espera que as chances não estejam a favor deles. O que ele não sabe é que desta vez todos tem um inimigo em comum: a Capital.
----

Em Chamas é como uma fagulha acesa que consegue fazer a série pegar fogo. 
Depois de ler Jogos Vorazes eu criei altas expectativas para Em Chamas sem medo algum de ser frustrada. O segundo livro da série tem uma narrativa de tirar o folego; o típico livro que você não consegue fechar até que o mesmo acabe.
Alguns personagens novos, alguns antigos que temos a oportunidade de conhecer melhor. E as revoltas, na minha opinião, são o ponto alto do livro. Distritos se revoltando contra um regime totalitário. É tão real na minha mente que depois de acabar o livro fiquei horas pensando e analisando tudo.
Mais que recomendado para todos que já leram Jogos Vorazes, se  você ainda não começou a ler esta série, te conselho a começar logo.

13 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li essa serie
    Mas vontade é o que não me falta
    Pois sempre tem alguém falando o quanto é bom
    E nunca li esse tema, acho q vou baixa-lo...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. AH! Eu tô muito doido pra ler essa série! Eu quase comprei esses dias, mas acabei comprando Crônicas de Gelo e Fogo =P
    A sua escolha de trecho foi ótima, bem instigante. Dá aquela vontade de querer saber o que, afinal, está querendo dizer com isso.
    Imagina um lugar assim, em que você tem que lutar com as pessoas que gosta para vencer! Ou morrer nas mãos delas... Muito original!
    Sua resenha ficou muito boa, toda "leia, leia", e agora eu tô com vontade de ler... Quase me bate um arrependimento de ter comprado Cronicas de Gelo e Fogo rsrs

    Parabéns, sucesos pro blog! xD

    @Pedro_Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. eu pulei a resenha porque finalmente tomei vergonha na cara e comecei a ler jogos vorazes , que tá bom demais e espero terminar logo.
    Bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Admito, ao começar a ler Em Chamas tive um pouco de medo. Jogos Vorazes havia sido SENSACIONAL e eu não sabia se o segundo volume conseguiria manter a qualidade. Mas logo no primeiro capítulo Em Chamas mostrou para que veio e que poderia ser tão bom quando Jogos Vorazes!
    Suzanne Collins conseguiu fazer uma trilogia quase que perfeita e por isso aplaudo de pé a autora!

    ResponderExcluir
  5. Boa resenha :]
    Em chamas é meu livro favorito da trilogia!
    Aquela arena foi de matar(lireralmente né? kk)!
    É tudo realmente muito real!

    beijo,
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Nem pude ler a resenha, ainda não li Jogos Vorazes. Coisa que preciso fazer urgentemente!

    Beijos,
    Bianca - Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  7. Heey, adorei o seu blog! Estou seguindo, segue o meu também?
    http://estanteseletiva.blogspot.com/

    Beijos,
    Wanessa Guimarães
    www.estanteseletiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Vou começar a ler Jogos vorazes provavelmente essa semana, entããão fiquei com medo de pegar spoilers ><' Pretendo ler a trilogia inteira até lançar o filme *--*

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Kaah!
    Ainda não li Jogos Vorazes, então pulei o resumo da história e li só sua opinião no final.
    Que bom saber que você gostou, quer dizer que a série vale a pena mesmo.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da resenha, não li nenhum livro da série mas a cada nova resenha que leio fico com mais vontade de conhecer melhor a história do livro.

    Caique Fortunato - Entre páginas de livros / Twitter

    ResponderExcluir
  11. Amo Em Chamas, o melhor da série pra mim.
    Adorei a resenha. Dá uma saudade da história.

    Beijos!!

    @carissinha

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  12. Ah Jogos Vorazes! Como eu quero começar a ler essa série! Pelo jeito melhora mais a cada livro...Parabéns pela resenha.
    Beijos.
    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  13. Ai cara :~ Nem li a resenha porque ainda não li Em Chamas. Essa série é perfeita eu amo.

    Abraços.
    Igor Gouveia
    http://25conto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Makes me happy! Deixe sua opinião!
Sempre reservo tempo para retribuir todos os comentários. (:

p.s.: por favor, não faça propaganda de algo que não tenha nada a ver com a postagem, eu acho isso estranho. '-'

Desde já, obrigado pelo comentário! :D