segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Livro: Jogos Vorazes

Livro: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 397


Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!




----

Em um período não identificado no futuro surge Panem, uma nação que ficou no lugar da América do Norte depois de guerras e  mais guerras que acabaram com o continente. Panem surge em um cenário pós apocalíptico; é formada por 12 distritos e é comandada pela Capital.
Os Jogos Vorazes é uma competição anual realizada pela Capital para demonstrar seu poder sob os distritos - depois de uma rebelião provocada pelo distrito 13 que desde então foi extinto - transmitidos em tempo real pela televisão para que todos possam assistir. Todo ano são escolhidos um garoto e uma garota de cada distritos para serem entregues como tributos aos Jogos e lutarem até a morte. O que conseguir permanecer vivo até o final tem como prêmio  fama e fortuna.
E é no distrito 12, vamos ressaltar que é um dos distritos mais pobres de Panem, que surge nossa heroína Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos, caçadora que perdeu seu pai cedo e desde então passou a ter a obrigação de sustentar sua família e salvá-los da fome que é o mal mais presente do distrito 12. Katniss aprendeu a caçar com seu pai, e caça junto com seu amigo Gale.
"Distrito Doze. Onde você pode morrer de fome em segurança."
O dia da colheita é o dia do sorteio no qual são escolhidos os tributos para os Jogos em cada distrito. Cada jovem de 12 a 18 anos é obrigado a ter seu nome no globo do sorteio pelo menos uma vez. Muitos como Katniss tem seus nomes colocados bem mais que uma vez, pois é possível colocar seu nome por cada membro da sua família para conseguir mais porções de alimento por ano.
E no sorteio, o improvável acontece, a irmã de Katniss, a pequena Prim de apenas 12 anos, é sorteada, mesmo tendo posto seu nome apenas uma vez as canhes estavam a seu favor. Na tentativa de livrar sua irmã dos violentos Jogos, Katniss se volutaria como tributo e toma o lugar da sua irmã. Logo após, o garoto a ser tributo também é sorteado e seu nome é: Peeta Mellark. O garoto que um dia salvou Katniss da fome. Agora eles representarão o distrito 12 nos Jogos Vorazes.

Após a escolha dos tributos, eles são levados para treinamento. Eles precisam de patrocinadores para aumentarem suas chance e audiência nos Jogos; afinal, é tudo uma questão de audiência e demostração de poder. Pois, nos distritos todos são obrigados a assistir aos Jogos, enquanto na Capital, as pessoas fazem por diversão.
Nesse meio tempo, Katniss se vê em dúvida se deve ou não confiar em Peeta. Ele salvou sua vida uma vez, e ela deve isso a ele, mesmo ele não tendo falado nada a respeito. E ele é sempre amigável e gentil. Ela passa a se perguntar se isso não seria parte de uma estratégia para vencer os Jogos, já que todos são inimigos e só deve haver um sobrevivente.

Então, os Jogos Começam. Para viver, vencer é a única opção. E esse é o objetivo comum de todos os tributos.
---- 
Incrível. Se há uma palavra que descreva Jogos Vorazes esta palavra é: Incrível.
Logo no começo da leitura eu sabia que de maneira alguma me arrependeria. O livro tem todos os componentes que me fazem gostar de uma estória: distopia, ação, personagens reais. Li como se não houvesse amanhã!
A partir do momentos no qual o Jogos realmente começaram, comecei a assemelhar os Jogos com Os torneios de luta na roma antiga. Aqueles nos quais os gladiadores lutavam até a morte para divertir o imperador e a platéia. Vários homens eram colocados em uma arena para lutarem até a morte com violência realista e proporcionando o que o povo mais desejava: ver sangue. E no final, estaria apenas um vencedor.
Tenho quase certeza que essa foi a base principal da Suzanne Collins para escrever Jogos Vorazes. Para mim, isso ficou muito claro.
Os tributos são os gladiadores. São obrigados a matar uns aos outros no arena até que reste apenas um. Para que? Apenas para a Capital (Um tipo de governo totalitário, que podemos enxergar como o Imperador neste caso) e para toda população se divertir assistindo. Quando as coisas se tornam tediosas de mais os gamemakers (diretores/criadores dos jogos) sempre dão um jeito de trazer a ação de volta aos Jogos apenas para não perderem a audiência.
Outra coisa que fica um pouco óbvia é que Na antiga Roma, a luta dos gladiadores fazia parte da política 'Pão e Circo' que era promovida pelo Império Romano, tendo como principal objetivo divertir o povo para que eles não se revoltassem com os prolemas sociais da época. E é exatamente isso que acontece com a Capital, eles promovem os Jogos Vorazes para impedir que as pessoas se rebelem como já havia acontecido anteriormente, se eles realmente atentassem para tudo o que acontece durante os Jogos, talvez eles percebessem que o verdadeiro Jogo quem joga é a Capital, e joga com eles.
Outra semelhança é o nome da nação Panem, com certeza deve derivar de Panem et circenses, que literalmente se traduz como 'pão e circo'. Uma referência direta a política utilizada pela roma antiga.

Com certeza superou minhas expectativas, e estou super ansiosa para poder ler 'Em chamas' o segundo livro da série. Sei que todos sabem que o livro ganhou uma adaptação cinematográfica que chegará aos cinemas em 23 de março de 2012.

"E que as chances estejam sempre ao seu favor."

21 comentários:

  1. Simplesmente amei a resenha, tanto quando amei ler Jogos Vorazes.
    Parabéns, você captou MUITO bem o que o livro retrata e conseguiu passar isso de maneira incrível!
    Também havia notada as referências aos Romanos, mas acho que essa é a primeira vez que vejo alguém comentando esse link em uma resenha, eu próprio não fiz isso e agora me pergunto o motivo de ter deixado esse artificio de lado, sem dúvida só serviu para enriquecer a resenha!
    Acho que não só esse primeiro livro, mas toda a série Jogos Vorazes dispensa comentários é muito bom, não me animai tanto com uma série desde Harry Potter, e acredite, isso é MUITO coisa. Agora é só esperar até março e ver como a saga se sairá nos cinemas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Wow que resenha mais empolgada! Adorei.
    A cada resenha que leio desse livro fico mais ansiosa para lê-lo e depois que vi o trailer do filme...OMG! Só sei que preciso ler o quanto antes!
    Beijos.
    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  3. UAAAU! Adorei a resenha! Me bate, eu ainda não li o livro *corre*
    hausha mas calma, ta ali na estante e já é o próximo!
    Bem, você não leu Herói Perdido e eu não li Jogos Vorazes. Vamos tomar uma atitude!! ù.u


    Haha, adorei o blog. Muito lindo! Seguindo também K3
    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  4. Que resenha linda! E quanta empolgação! Assim que eu gosto. :)
    Eu ainda não li o livro, mas vontade é que não falta. Li tantas resenhas maravilhosas a respeito que a ansiedade pra ler só aumenta!

    Que você tenha um ótimo 2012!
    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. REalmente existe uma semelhança com a política do pão e circo.

    Adorei sua comparação.

    Beijos!!

    @carissinha

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu tenho que ler esse livro e depois os outros dois volumes da Trilogia. Sério. Nunca li uma resenha negativa sobre ele, a história me parece ser ótima \õ/
    Já é uma das leituras preparadas para 2012 *__*
    Linda resenha Kaah, meus parabéns!
    O April - 1993, está perfeito como sempre s2
    Sucesso sempre, beeijão ;*

    ResponderExcluir
  7. Não é de hoje que eu tô secando essa saga. Logo no primeiro dia, quando ouvi falar sobre o livro, eu sabia que ele tinha que estar na minha estante LOL
    Mas ainda não tá lá =/
    ainda bem que eu sou um leitor paciente e, com sorte, o submarino vai nos dar uma boa promoção esse ano rsrs

    Sua resenha ficou ótima, bem estruturada, apontou uma boa relação com o "pão e circo"... Tá show o post!
    Realmente, dá ainda mais vontade de ler o livro. xD

    Grande abraço, e sucesso com o blog! Tá demais!

    Pedro Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. ei querida,

    acredita que ainda não li esse livro?
    Nossa, confesso que ele não desperta muito meu interesse, vou tentar ainda ler, mas por enquanto vou deixar ele de lado. rsrsrs.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. ai eu quero tanto ler esta série, comprei ano passado, mas fui deixando pra depois, porque minha irmã leu antes e resenhou, mas agora acho que assim que acabar o livro que estou lendo, vou começar a ler jogos vorazes.
    Bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Kaah!
    obrigada pela visita em meu blog :D
    E feliz ano novo!
    Eu sempre vejo falar muito bem dessa trilogia. Mas eu fico meia assustada com esta questão de guerra. Então eu acho que vou esperar o filme sair primeiro para depois tentar ler.
    Mas a sua resenha me deixou muito empolgada. É bacana ver a emoção do blogueiro transpassar a tela do computador!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Esse é um livro que PRECISO ler.
    Até agora não vi nenhum comentário negativo sobre ele e as minhas expectativas estão super altas, mesmo assim acho que não vou me decepcionar.
    E pretendo ler em breve, já quero ler antes de sair o filme.
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Não li e não tinha intenção de ler... não gosto da capa, mas após essa resenha e toda a sua empolgação fiquei com tanta vontade de ler...
    precisooooo

    bj.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Preciso ler Jogos Vorazes urgentemente! E essa foi a melhor resenha que li do livro até hoje, me deixou super empolgada!

    Beijos,
    Bianca - Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  14. Tó com vc o livro é incrível!!!! Vc descreveu perfeitamente na sua resenha o quanto ele é bom e tbem concordo com vc quando fala que parece com um pão e circo romano onde os gladiadores ou matavam ou eram mortos. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi tudo bom? Então, é a minha primeira visita aqui no seu e poxa, estou adorando! Estou seguindo e voltarei mais vezes!

    Jogos Vorazes é um dos melhores livros que eu já li :-) Adorei a resenha.

    Também tenho um blog, passa por lá? Te deixo o link dele:
    http://25conto.blogspot.com/

    Abraços :-)

    ResponderExcluir
  16. Até agora não achei uma resenha de alguém que não gostasse de JV *---* O livro é simplesmente incrível!
    Beijos,K
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  17. Sério, eu devo ser a unica pessoa que nunca leu esse livro, me parece ser maravilhoso, a sua resenha me cativou ao extremo, imagine o livro?
    Assim que tiver a oportunidade pretendo compra-lo, gosto de livros que indiretamente tem uma ligação com história.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  18. aaaaah to muito louca pra ler <3

    http://himi-tsu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Incrível mesmo. Jogos Vorazes é perfeito *o*
    Estou doida para o lançamento do filme, ver um pouquinho de Kat e Peeta no telão!

    E quero muito ler Em Chamas. Tenho ele, mas kd o tempo?

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  20. Oi!!
    ADORO Jogos Vorazes e também reparei nessa semelhança que vc citou na sua resenha — que, falando nisso, ficou MUITO legal e interessante!!
    Vc já leu as sequências? O terceiro é o que eu mais gosto. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Esse será o ano pra que eu conheça essa série.
    Tenho visto muitos elogios e estou curiosa.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir