quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Livro: O Céu Está em Todo Lugar.

Quando a editora Novo Conceito anunciou há um tempo atrás três lançamentos (Não sou este tipo de Garota, Roubada e O Céu Está em todo lugar) sem dúvida alguma o que mais chamou minha atenção foi 'O Céu Está em Todo lugar', simplesmente gostei da sinopse e da capa à primeira vista e ele entrou rapidamente na minha whislist. Fiquei super feliz quando ganhei o livro no concurso cultural que rolou no tumblr/site do livro. O concurso era pra enviar um postal com uma citação do livro, e para minha surpresa e felicidade o meu foi o escolhido logo na primeira semana.

Esse foi o meu postal:


Assim que o kit chegou (o kit é simplesmente perfeito *-*) não me contive e comecei a ler. E me deparei com uma estória simples, bem escrita e comovente. Resolvi então fazer uma breve resenha pois acho mais que necessário expressar minha opinião sobre 'O céu está em todo lugar'.


Livro: O Céu Está Em Todo Lugar
Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito

Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...

Lennie é uma garota de dezessete anos, que mora com sua avó e seu tio Big, e que acabou de perder sua irmã de uma maneira inesperada. Ela não sabe quem é seu pai e sua mãe foi embora quando ela tinha apenas um ano sem deixar 'rastro' algum. Lennie tinha sua irmã como amiga e confidente, então sua morte a abala de uma maneira inconsolável. 
A morte de alguém que você ama sempre será cedo de mais, e acho que é assim que a Lennie pensa, sua irmã Bailey morreu com apenas 19 anos e toda uma vida pela frente, diversas vezes a Lennie se lamenta por isso: sua irmã nunca terá alguns sonhos realizados. E o mais difícil de encarar é: Bailey se foi e o mundo não parará por isso, a vida continua, tudo continua. Mas Lennie de certa forma não aceita isso.

  • “A tristeza é uma casa em que ninguém pode proteger você, em que a irmã caçula vai envelhecer mais que a irmã mais velha, em que as portas não deixam mais você entrar nem sair.”

Mas afinal de tudo, Lennie precisa seguir em frente, e continuar com sua vida, mesmo que esta tenha parecido perder o sentido. Ela precisa voltar ao colégio e as suas aulas de música. (Lennie tem paixão por música e literatura, no livro encontramos várias vezes referências a diversos clássicos literários, o que achei super legal.)

Joe é o garoto novo da cidade que veio da França e frequenta o mesmo colégio e também é apaixonado por música como Lennie, ele é o típico garoto pelo qual qualquer garota de apaixonaria, por quem Lennie se apaixonaria. E é isso que acontece; mas Lennie se vê entre Joe e Toby; Joe, quem a fez viver a vida pela primeira vez desde que sua irmã morreu, e Toby, o namorado da sua irmã, que está passando pela mesma maré de tristeza que ela, e que compartilha dessa tristeza com ela, é como se ele fosse a única pessoa na terra que a entendesse verdadeiramente, já que está na mesma situação, e quando estão juntos é como se a Bailey também estivesse.
“Só quero ficar perto de você – sussurra – É o único momento em que não morro pela falta que ela me faz.”

O Céu Está Em Todo Lugar é um livro  profundo. Acho que essa frase é a melhor descrição para ele, é o tipo de livro que a cada situação vivida pela personagem, você precisa se colocar no lugar dela para poder entendê-la.  Eu pretendo relê-lo em breve para tentar compreender melhor algumas coisas.

Booktrailer:


Não sei como explicar, mas eu pensei que gostaria bem mais desse livro. Não me entenda errado, eu gostei, mas não tanto como pensei que gostaria. Lennie no começo me irritou um pouco, eu entendia ela, mas não via uma explicação convicta para algumas coisas que ela fazia. Depois da metade do livro eu comecei a compreendê-la melhor, aí as coisas melhoraram bastante.
O enredo é muito bem desenvolvido, simples, comovente e maravilhoso, envolvendo um pouco de música e referências literárias, encanta todos que gostem de ambos; e o trabalho que a novo conceito fez ficou lindo, e acho que isso influenciou um pouco na história, eu me fascinava com cada bilhete que encontrava nas páginas. O livro possui quotes perfeitos, frases isoladas que fazem todo o sentido independente de algumas situações. 
Indico o livro para todas as pessoas que gostam de um bom romance (quase todas, eu acredito).

8 comentários:

  1. Kaah, quero ler esse livro urgente! Parece tão lindo ^^ Eu chego a me emocionar com a resenha, acredita?
    Pena que não alcançou suas expectativas. Espero que gostar muito do livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Kaah!
    Parabéns por ter ganhado no concurso!! Adorei a sua imagem!
    Eu ainda não li o livro...
    É difícil quando a gente espera um livro perfeito e no final não é tudo isso, né? Mas pelo menos você gostou, apesar da personagem irritante.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. O kit é lindíssimo mesmo, eu me apaixonei por ele de cara, logo que chegou aqui em casa. A história é realmente bem simples, li em poucos dias. Porém, realmente acredito que o trabalho que a Novo Conceito fez com o livro fez toda a diferença; eu também me encatava com cada bilhete que lia, achava tudo maravilhoso. No final das contas, eu gostei da história, apesar de ela ser simples. Acho que é daquelas histórias simples, mas que nunca saem da nossa cabeça.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro, ele é simplesmente perfeito.
    Também achei difícil entender a Lennie no começo, mas como eu nunca passei por uma situação como a dela percebi o quanto ela estava desesperada, então comecei a compreende-lá,e essa parte da história não me desagradou.
    OCETL está com certeza dentre os meus favoritos *-*
    Amei seu postar Kaah, perfeito demais *-*

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Admito que 'O Céu Está em Todo Lugar' não me chamou atenção assim de cara, mas depois de dar uma olha nos kits que umas amigas receberam, nossa, fiquei ansioso para saber do que se tratava, e esta é a primeira resenha que leio dele. Acho que depois do falecimento, o fato mais difícil de engolir é que a vida continua, que nada nem ninguém irá parar pela morte de alguém que você ama, nem você mesmo pode. Só acho meio clichê essa coisa de um romance em trio amoroso sabe, tô meio cheio disso tudo. Que bom que o livro, por mais que seja para jovens, seja profundo e que realmente vale a pena, ainda mais com as referências que só mostra o quanto de bagagem cultural Jandy possui e inseriu no livro. Sem dúvida a diagramação ajudou e muito no favoritismo enorme que se deu ao livro, é simplesmente um dos melhores trabalhos editoriais feito pela Novo Conceito. Sua resenha só aumentou minha vontade de lê-lo Kariny, beijão =]


    ;* Livros, Letras e Metas

    ResponderExcluir
  6. O kit é lindo mesmo. Ainda tenho esperança de consegui-lo, isso se já não se esgotou tudo. A história parece ser muito boa mesmo
    Enfim, parabéns, seu postal foi merecedor.
    E obrigada pelo comentário motivador.

    :**

    ResponderExcluir
  7. Eu estou louca para ler este livro *-*
    Ate estou participando de uma promoção
    E acho que esse é um dos melhores livros da editora
    E meus parabens pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um ótimo livro, um dia eu ainda leio ele. O enredo parece ser muito bacana, gostei da resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir